CICEM centro de investigação do comportamento das emoções

Chegado o final de 2018, é hora do balanço emocional! No texto de hoje, trazemos alguns recortes de como foi o ano no CICEM.

Cursos

Além da continuidade dos já oferecidos cursos de Introdução à Introdução à Expressão Facial da Emoção (8h); e As Psicologias do Psicopata (5h), o CICEM produziu os novos cursos Expressões Faciais e Detecção da Mentira (8h); Introdução à Psicologia das Emoções (5h); e Café Psico: Gestalt-Terapia (Fritz Perls) (2h30). Vale lembrar que a combinação dos cursos Introdução à Expressão Facial da Emoção; Expressões Faciais e Detecção da Mentira; e Introdução à Psicologia das Emoções somam 21h/aula e compõem a formação inicial da jornada do emocionauta. Ao todo, nesse ano, foram 13 cursos realizadoss:

As Psicologias do Psicopata (III turma)

As Psicologias do Psicopata (IV turma)

As Psicologias do Psicopata (V turma)

As Psicologias do Psicopata (VI turma)

Introdução à Expressão Facial da Emoção (III turma)

expressão facial da emoção curso

Introdução à Expressão Facial da Emoção (IV turma)

Introdução à Expressão Facial da Emoção (V turma)

Expressões Faciais e Detecção da Mentira (I turma)

Expressões Faciais e Detecção da Mentira (II turma)

Introdução à Psicologia das Emoções (I turma)

Curso Lie to Me Linguagem Corporal Micro expressões

Introdução à Psicologia das Emoções (II turma)

Introdução à Psicologia das Emoções (III turma)

Café Psico: Gestalt-Terapia (Fritz Perls) (I turma)

208 pessoas participaram e receberam certificado impresso.

Textos

Foram publicados 12 textos em nosso blog, dos quais fazemos questão de destacar, pela qualidade técnica e informativa: 3 mentiras a cada 10 minutos: de onde vem isso?; A expressão facial da emoção na psicopatia; A detecção de mentiras; Como conhecer os músculos da face pode ajudar no estudo do FACS?; e O FACS e as faces da depressão: é possível codificar o suicídio?.

expressão facial da emoção FACS

Livros

O Guia do Emocionauta - Caio Ferreira livroLançamos, e com muito gosto, as versões física e digital do Vol. 1 – O Guia do Emocionauta, da coleção Escritos Sobre a Mensuração Científica da Face Humana, de autoria do Psicólogo Caio Ferreira. Colorido, repleto de figuras, tabelas, referências e todo apoiado em estudos científicos sobre o comportamento emocional – com linguagem simples, sem enrolação, e esclarecendo a comunicação não-verbal, a linguagem corporal, o cérebro emocional, a expressão facial da emoção e o Facial Action Coding System (FACS).

Promoção de lançamento da versão digital, compre agora pelo link: https://www.amazon.com.br/dp/B07DLF67LV

Mais informações: clique aqui

E-book gratuito

ebook gratuito lie to me paul ekman facs

Nesse ano, também produzimos o nosso 1º e-book gratuito sobre expressão facial da emoção.

Quer saber mais sobre microexpressões faciais? Lie to Me? Emoções básicas? Detecção da mentira? Baixe já o e-book que preparamos para você https://goo.gl/GmvrK3

YouTube

34 vídeos foram publicados em nosso canal de YouTube. Dentre esses vídeos, estão conteúdos didático-informativos (como o CICEM PLAY) e demonstrativos acerca da expressão facial da emoção. Para conhecer nosso canal clique aqui.

CICEM YouTube Linguagem corporal paul ekman

Bases de Dados e Ferramentas

Nesse ano, visando divulgar informações à comunidade e também apresentar conteúdos atualizados a aqueles que procuram nossos serviços, foram criadas (finalizadas ou em processo de conclusão) 8 bases de dados e 4 ferramentas científicas exclusivas:

CICEM AAREAções Faciais, Ações Musculares e Action Units (AFAMAU)

Base de Dados CICEM – Ações da Boca 3D (CICEM-AB3D)

Base de Dados CICEM – Expressão Facial de Dor (CICEM-EFD-3D)

Base de Dados CICEM – Micro Expressões 3D (CICEM-MicroEx-3D)

Base de Dados CICEM – O Sorriso em Suas Variações (CICEM-SV)

chek list detecção da mentiraBase de Dados CICEM – OpenFace 1.0 (CICEM-OP1)

Base de Dados CICEM – OpenFace 2.0.5 (CICEM-OP2.0.5)

Expressão Facial da Emoção & Facial Action Coding System 3D (EFE&FACS-3D)

CICEM Autoavaliação da Reação Emocional (CICEM-AARE)

CICEM Chek-List de Análise da Baseline (CICEM CLAnB)

CICEM Chek-List de Análise do Desvio da Baseline (CICEM CLAnDB)

CICEM Chek-List de Análise da Incongruência na Expressão Facial (CLAnIEF)

Demonstração de Base de Dados

O vídeo acima demonstra os 3 ângulos da base de dados em desenvolvimento no CICEM com modelo digital em 3D. A mesma permite o estudo específico dos movimentos e unidades de ação (AUs do Facial Action Coding System – FACS) referentes à boca. Referência: Ferreira, C. (2018). Base de Dados CICEM – Ações da Boca 3D (CICEM-AB3D). São Paulo: CICEM

O vídeo acima demonstra 1 ângulo (de 3) da base de dados em desenvolvimento no CICEM, com modelo digital em 3D. A mesma permite o estudo específico dos micro movimentos faciais emocionais (ou microexpressões faciais). Referência: Ferreira, C. (2018). Base de Dados CICEM – Micro Expressões 3D (CICEM-MicroEx-3D). São Paulo: CICEM

Os Bastidores da Face Humana

Com produção iniciada esse ano, o modelo reproduz todas as AUs do Facial Action Coding System (AUs) e inclui movimentos de olhos e posições de cabeça. Será lançado, oficialmente, em 2019 e fará parte de uma base de dados em Full HD, com 3 ângulos (frontal, 3/4 e perfil) para estudo minucioso dos “bastidores da face humana”.

CICEM na Copa

O Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM esteve de olho na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e acompanhou cada emoção da seleção canarinho, desde o anúncio dos 23 nomes, até a eliminação.

Após a Copa do Mundo, foi feito um seminário aberto de divulgação da investigação. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui, ou buscando #CICEMnaCopa no Facebook ou Instagram, para encontrar alguns dos segmentos analisados.

Esses são alguns dos recortes que ilustram como foi o ano no CICEM. Para 2019, muitas novidades emocionais estão a caminho! Agrademos a você que nos acompanhou até agora e desejamos um excelente final de ano!

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!