Na última quinta-feira (01/11/2018), o CICEM recebeu – e com muito gosto –  as estudantes Amanda Brogio, Geovana Ferreira e Thábata Bauer, do 2º semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo).

mentira e fofoca na psicologia especialista

(A mentira e a fofoca na psicologia: os aspectos psicológicos por trás desses comportamentos sociais).

Interessadas nos aspectos psicológicos da mentira e da fofoca, entrevistaram nosso Diretor Caio Ferreira. “Foi um bate-papo emocional”, contou-nos e explicou que “uma das principais diferenças entre a fofoca e a mentira, é que o rumor da fofoca pode ser verdadeiro ou falso, já a mentira é sempre um mentira”.

Também foi falado sobre as pistas comportamentais relacionadas ao comportamento verdadeiro e enganoso, sendo que, resumidamente, “o comportamento verdadeiro é expresso no corpo inteiro de forma simétrica, a seu tempo e intensidade. Já no comportamento mentiroso, não há sincronização entre o verbal e o não verbal”, por exemplo.

O Facial Action Coding System (FACS) foi apresentado enquanto um método científico que possibilita a análise de qualquer expressão facial realizada por seres humanos, o que implica em maior rigor e precisão para a observação das pistas não verbais faciais, se comparamos, por exemplo, com resto da chamada linguagem corporal (postura, pés, gestos…) e as faces das 7 emoções básicas universais foram expostas durante o bate-papo.

Após a entrevista, o material foi organizado para apresentação em sala de aula e também no formato de matéria escrita, com o título A mentira e a fofoca na psicologia: os aspectos psicológicos por trás desses comportamentos sociais, que pode ser consultada aqui: link para acesso da matéria.

Agradecemos o contato e a oportunidade de poder divulgar tantas informações para quem busca e quer encontrar. Desejamos sucesso emocional para a vossa carreira!! Obrigado pela vossa face!!!

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal


1 Comment

Oração · 27 de março de 2019 às 11:03

Obrigado…Excelente artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Detecção da Mentira

Um Tipo de Mentira: White Lie (Lie To Me)

A música White Lie (Zachary Pincus-Roth) apareceu no seriado televisivo Lie To Me (2009-2011) e aborda, de forma lúdica, um tipo de mentira relacionada à educação e à tentativa de alcançar uma interação social confortável Leia mais…

Detecção da Mentira

A Detecção de Mentiras

Nariz de Pinóquio, Lie to Me, polígrafo, microexpressões faciais, contato visual? Como funciona a detecção de mentiras? O que é uma mentira? Se eu omito uma informação estou mentindo? Primeiramente, mentira vem do latim mentiri Leia mais…

Detecção da Mentira

3 Mentiras a cada 10 minutos: de onde vem isso?

Talvez você já tenha lido ou ouvido, em algum lugar por aí, que as pessoas contam, em média, 3 mentiras a cada 10 minutos de interação. Se você assistiu o seriado televisivo Lie To Me, Leia mais…

error: Content is protected !!