Visando a divulgação dos conhecimentos científicos sobre a o Comportamento Emocional e sobre a Expressão Facial da Emoção (EFE) e buscando, também, atender as inúmeras demandas que nos chegam por interessados de outros e distantes Estados, o Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM está produzindo uma série de plataformas online para ensino, treino e aprimoramento das faculdades acerca destas temáticas.

Para 2018, serão lançados cursos online (compostos por textos, imagens, vídeos, slides e/ou exercícios estruturados) e também serão lançadas plataformas digitais de treino e aprimoramento, como as já em produção: CICEM MacroEFE-FH; CICEM MacroEFE-3D; e CICEM MicroEFE-FH.

CICEM MacroEFE-FH

Trata-se de um software intuitivo, onde, primeiramente, o usuário tem contato com a face neutra (relaxada/sem tensão muscular) dos modelos humanos e, na sequência, recebe uma série (composta de 15 imagens aleatórias) com macroexpressões faciais (de duração prolongada e alta intensidade de contração muscular) correspondentes à uma das 7 emoções básicas e, então, vai assinalando as opções, como uma questão múltipla escolha, sendo que, imediatamente após responder 1 questão, saberá se acertou ou errou.

Acreditamos que o usuário que conhece o código FACS (de mensuração científica da face humana) não deverá ter grande dificuldade no reconhecimento dessas macroexpressões faciais e poderá utilizar o software para o processo de prática e se aprimorar, uma vez que a plataforma contempla diversas variações encontradas nos protótipos associados às expressões faciais universais. Já o usuário iniciante, poderá utilizar como parte do processo de aprendizagem e, principalmente, como ferramenta de treino para reconhecimento das expressões emocionais.

Este software utiliza as imagens da base de dados As Faces das Emoções Básicas, criada pelo CICEM em 2017 e com revisão no ano atual. Vale referir que esta base de dados contém faces humanas com expressões faciais correspondentes às 7 emoções básicas e que sua produção é apoiada na metodologia científica do FACS e do EMFACS.

Caio Ferreira, diretor do CICEM e o especialista que irá ministrar o III Curso de Introdução à Expressão Facial da Emoção, revelou hoje (28/01/2018) que os participantes deste receberão a versão demonstrativa do software CICEM MacroEFE (versão Faces Humanas), que está em desenvolvimento no laboratório e visa o processo de treino e aprimoramento do reconhecimento das macroexpressões faciais da emoção.

Aprender expressões faciais macro expressões

(Imagem de divulgação do software – em fase beta – disponível no Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM. Referência: Ferreira, C. (2018). CICEM MacroEFE: Faces Humanas (CICEM MacroEFE-FH). São Paulo: CICEM.)

CICEM MicroEFE-FH e CICEM MacroEFE-F3D

Ao mesmo tempo, estão sendo criados outros dois softwares, o CICEM MicroEFE-FH, que visa o treino e aprimoramento da identificação e do reconhecimento das microexpressões faciais (muito rápidas, de baixa intensidade muscular e que ocorrem quanto a pessoa tenta esconder seus sentimentos – revela as emoções escondidas).

Para quem não conhece nada sobre essas temáticas, além dos cursos online (introdutórios em produção), também estamos iniciando a criação de plataformas interativas e intuitivas, nos moldes das apresentadas neste texto, porém, com o foco teórico.

Também está sendo desenvolvido o CICEM MacroEFE-F3D, que contempla 3 modelos digitais em 3D que exibem macroexpressões emocionais construídas em laboratório.

Por que o 3D?

Primeiramente, além desse recurso permitir o controle deliberado dos movimentos faciais, de forma isolada e combinada, bem como em várias possibilidades de intensidade e de forma simultânea ou sequencial, também é possível simular ângulos de visualização e condições de iluminação das mais diversas possíveis, a fim de criar fielmente e conseguir estudar aquela condição particular que se busca.

Também é sabido que diversos estúdios de animação gráfica ao redor da Terra utilizam elementos do FACS em suas produções, haja visto um excelente exemplo, que foi a produção do longa metragem Divertida Mente (Inside Out, 2015), que contou, inclusive, com a própria consultoria de Paul Ekman (um dos criadores do FACS).

Sendo assim e visando contemplar os diversos perfis de estudantes que buscam nosso Centro de Investigação, como psicólogos, profissionais da segurança, peritos e também atores e artistas gráficos, entre outros, torna-se fundamental a apresentação das ações faciais tanto em faces humanas (masculinas e femininas) quanto em faces digitais em 3D (em modelos cartoons ou caricatos e modelos realistas). Só assim e comparando sempre os novos recursos com os materiais que fazem parte do FACS de Ekman, Friesen e Hager, se chega aos melhores resultados no que diz respeito ao processo de aprendizagem, ensino e compreensão sobre a expressão facial facial da emoção e esta consegue ser lida, de forma adequada (bem como simulada, para os fins artísticos), em qualquer face.

Quer saber mais? Inscreva-se já para o V Curso de Introdução à Expressão Facial da Emoção, dia 25/08/2018 em São Paulo.

Facial Action Coding System - 7 emoções básicas

Mais informações: https://goo.gl/TkVKCr

E-mail: contato@cicem.com.br

Whatsapp: 11 99844-3124

 Referências

Ferreira, C. (2017). Emoções Básicas: 3D (EB-3D). São Paulo: CICEM.
Ferreira, C. (2017). Expressões Faciais: 3D (EF-3D). São Paulo: CICEM.
Ferreira, C. (2017/2018). As Faces das Emoções Básicas (FEB). São Paulo: CICEM.
Ferreira, C. (2018). CICEM MacroEFE: Faces Humanas (CICEM MacroEFE-FH). São Paulo: CICEM.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comunicação Não-Verbal

Base de Dados Pioneira do CICEM é Apresentada na UFSCar

Entre 15/07 e 20/07 aconteceu a IV Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLiCS) no campus de São Carlos da UFSCar. No último dia, sábado (20), pudemos apresentar à comunidade e aos Leia mais…

Cérebro

Humor vs Emoção: Diferenças e Traços

Cinco fatores que descrevem a diferença entre humor e emoção Em um trecho extraído de “The Nature Of Emotion”, o Dr. Ekman apresenta cinco fatores para determinar o humor versus emoção. Variações na duração, provocação, Leia mais…

#CICEMTraduzPraVoce

Microexpressões diferenciam as verdades das mentiras sobre as futuras intenções maliciosas

Finalmente! A primeira evidência científica de que micro expressões são a chave para a detecção de dissimulação! Embora vem acontecendo um consenso geral de que as micro expressões desempenham um papel significativo na detecção de Leia mais…

error: Content is protected !!