O CICEM possui materiais próprios para o ensino e investigação científicas sobre a comunicação não-verbal. Nossos recursos são fruto do que há de mais relevante e atualizado na união entre a ciência e a tecnologia.

Abaixo, amostras de alguns materiais utilizados em cursos e estudos.

Base de Dados O Código FACS (BDCF)

Pioneira base de dados de revisão do Facial Action Coding System (FACS) com utilização de filmagem em Full HD. Este material reúne segmentos de imagem e vídeo que apresentam, de forma isolada e combinada, as AUs, ADs e Ms do FACS, em modelo humano.

Base de Dados Facial Action Coding System

Ferreira, C. (2017). Base de Dados O Código FACS (BDCF). São Paulo: CICEM.

Boomerang FACS Code Database (BFACS)

O Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM está lançando ao público a plataforma Boomerang FACS Code Database, uma base de dados inovadora que utilizou a tecnologia do Boomerang para criar segmentos de vídeos com loopings infinitos abordando os elementos do código Facial Action Coding System (FACS).

São 93 segmentos de vídeos e 33 segmentos de imagens que exemplificam, de forma isolada e combinada, em face humana, as Action Units (AUs), Action Descriptors (ADs) e Moviments (Ms). O material já está sendo publicado, quase que em sua totalidade e acompanhado de breves descrições explicativas, pelo nosso Instagram: www.instagram.com/cicem_oficial/ e Facebook: www.facebook.com/comportamentodasemocoes.

Foi feito um estudo científico de validação da base de dados, que pode ser acessado por meio deste link: http://cicem.com.br/pesquisa/boomerang-facs-code-database-estudo-de-validacao-da-base-de-dados/

FACS database Facial Action Coding System Base de Dados

Ferreira, C. (2017). Boomerang FACS Code Database (BFACS). São Paulo: CICEM.

As Faces das Emoções Básicas (FEB)

Esta plataforma conta com 103 arquivos de imagens que contemplam variações, em diversas combinações de movimentos e intensidades, das 7 emoções básicas universais: alegria, tristeza, raiva, medo, aversão, surpresa e desprezo.

Ferreira, C. (2017). As Faces das Emoções Básicas (FEB). São Paulo: CICEM.

FaceReader 7 Basic Emotions Database (FR7BE)

Base de dados criada com FaceReader 7.0, software de reconhecimento automático e em tempo real da expressão facial da emoção, que utiliza o Facial Action Coding System (FACS) em seus algoritmos.

EMFACS alegria emoções básicas basic emotions joy EMFACS disgust aversão nojo emoções básicas basic emotionsEMFACS fear medo emoções básicas basic emotionsEMFACS contempt desprezo emoções básicas basic emotions

Ferreira, C. (2017). FaceReader 7 Basic Emotions Database (FR7BE). São Paulo: CICEM.

Expressões e Microexpressões Faciais em 4K

Vem aí novo material para aprendizagem e aprimoramento da identificação e reconhecimento das macroexpressões e microexpressões faciais. O material foi gravado em 4K, está em processo de edição no Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM e em breve estará disponível para aquisição.

Ferreira, C. (2017). Base de Dados As Microexpressões Faciais (BDMF). São Paulo: CICEM.

Expressões Faciais: 3D (EF-3D)

O recurso de ponta da tecnologia 3D, quando levado à laboratório, permite o estudo minucioso dos movimentos faciais e abre diversas possibilidades de atuação.

Ferreira, C. (2017). Expressões Faciais: 3D (EF-3D). São Paulo: CICEM.

Os Músculos das Emoções Básicas (MEB)

Expressão Facial da Emoção

Nova, exclusiva e pioneira base dados, que será disponibilizada aos participantes do I Curso de Introdução à Expressão Facial da Emoção. Reúne segmento de imagem que contemplam, com variações, os músculos acionados durante a experienciação das 7 emoções básicas universais.

Ferreira, C. (2017). Os Músculos das Emoções Básicas (MEB). São Paulo: CICEM.

Músculos Indicados & Action Units (MIAU)

Músculos da Face Anatomia Facial

Pioneira base de dados que apresenta, em modelo anatômico 3D, os músculos da expressão facial e os relaciona com as Action Units (AUs) do FACS, já contemplando a nova alocação da malha das AUs, proposta por Caio Ferreira para melhor didática.

Ferreira, C. (2017). Músculos Indicados & Action Units (MIAU). São Paulo: CICEM.

Ações Faciais, Ações Musculares e Action Units (AFAMAU)

Com base no trabalho de Paul Ekman e pensando no curso de Introdução ao Facial Action Coding System (FACS), que o CICEM está produzindo, foi criada a AFAMAU, discriminando em imagens, com modelo facial humano, as Action Units (AUs) nucleares do código FACS, os músculos faciais correspondentes e as linhas de irradiação do movimento.

curso de lie to me

facial action coding systemFacial Action Coding SystemFacial Action Coding System

Ferreira, C. (2018). Ações Faciais, Ações Musculares e Action Units (AFAMAU). São Paulo: CICEM.

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal  

 

error: Content is protected !!