Por que a anatomia da face é importante para o estudo do comportamento não-verbal??

Durante os cursos do CICEM, sempre explicamos e demonstramos quais músculos são responsáveis por quais AUs; ainda assim, muitos ficam com dúvidas quanto a necessidade de memorizar cada um dos músculos ou têm dúvidas quanto ao papel dos músculos e sua importância dentro do Facial Action Coding System (FACS).

Primeiro, é preciso entender o funcionamento dos músculos no sentido biológico e sua limitação enquanto mecanismo de movimento.

(Os principais músculos envolvidos na expressão facial da emoção. Imagem: Ferreira, 2017b)

Quando se vê uma face, como na imagem ao lado, é possível ver a posição, tamanho e disposição de cada músculo. É importante notar também que os músculos possuem apenas dois movimentos, causados apenas pela contração ou pelo relaxamento do músculo em questão. Quando ele contrai, ele diminui seu tamanho, consequentemente, puxa a pele do rosto que é o que faz vermos o movimento facial. Quando ele relaxa, a pele volta a seu estado natural. Portanto, não é possível um músculo empurrar o rosto em qualquer sentido, deve-se compreender que neste caso existe um outro músculo atuando para que esse movimento aconteça.

Exemplificando

AU6 AU12 AU25 FACS Duchenne Smile Sorriso Verdadeiro Falso

(O sorriso da alegria. Imagem: Ferreira, 2017/2018)

Imagine um sorriso…

O levantamento dos cantos do lábio (AU 12) é causado pelo músculo zygomaticus major. Já o movimento oposto, de depressão dos cantos da boca (AU 15), é causado pelo músculo depressor anguli oris. São 2 músculos atuando em lados opostos, cada um puxando a face de um ponto específico.

facial action coding system AUs músculos

(Face neutra e AUs 12+15 sinalizadas. Imagem: Ferreira, 2017a).

Tendo isso em mente, é possível enxergar com mais clareza o que é trabalho de cada músculo específico. Assim, todas as expressões faciais não passam de um conjunto de movimentos musculares ocorrendo ao mesmo tempo. Uma força afetando a outra, todas trabalhando juntas para montar uma obra. Imagine um teatro com vários atores (músculos) se esforçando para passar uma mensagem. Pois, afinal, não seriam as expressões uma sequência sincronizada de AUs?

Como sempre comentamos também, você pode checar a posição de cada um dos músculos, gratuitamente, pelo modelo digital em 3D abaixo:

(Importante: esse modelo digital apresenta as AUs acima dos seus correspondentes músculos faciais, conforme apresentado no FACS. O segmento faz parte da Base de Dados CICEM: Músculos Indicados e Action Units 2.0 (CICEM-MIAU 2.0).

Também é importante deixar claro que o autoconhecimento e a prática são ferramentas importantes no processo de aprendizagem do FACS. Colocar-se na frente do espelho e tentar fazer todas as AUs permite que você enxergue-as com mais clareza em faces alheias. Pois como encontrar algo se não sei exatamente o que busco?
E é claro, praticar a identificação também é essencial! Selecione trechos de vídeos quaisquer que queira, e codifique-os! A prática leva à perfeição. Basta a você, emocionauta, estar munido de tudo isso e sentado no camarote para conseguir assistir a peça e compreendê-la em toda sua plenitude.

Aproveite e compartilhe suas opiniões e descobertas com outros emocionautas no nosso grupo do Facebook!

Bons estudos!

Por Luigi Sant’Anna

Psicólogo, colaborador do CICEM

Referências

Ekman, P.; Friesen, W. V.; & Hager, J. C. (2002). The Facial Action Coding System. (2nd ed.) Salt Lake City, UT: research Nexus ebook.

Ferreira, C. (2017a). Base de Dados O Código FACS (CFACS). São Paulo: CICEM.

Ferreira, C. (2017b). Músculos Indicados & Action Units (MIAU). São Paulo: CICEM.

Ferreira, C. (2017/2018). As Faces das Emoções Básicas (FEB). São Paulo: CICEM.

Ferreira, C. (2018). Estudos sobre a mensuração científica da face humana: vol. 1 – o guia do emocionauta. São Paulo: CICEM Ed.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comunicação Não-Verbal

Base de Dados Pioneira do CICEM é Apresentada na UFSCar

Entre 15/07 e 20/07 aconteceu a IV Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLiCS) no campus de São Carlos da UFSCar. No último dia, sábado (20), pudemos apresentar à comunidade e aos Leia mais…

Expressão Facial da Emoção

O FACS e as Faces da Depressão: é possível codificar o suicídio?

Setembro Amarelo passou, mas nunca é demais abordar a questão do suicídio e suas implicações. Particularmente, fui motivado a escrever esse texto pois, nessa semana, vi uma foto compartilhada de uma pessoa desesperada para com Leia mais…

Facial Action Coding System (FACS)

Chegou o Livro – O Guia do Emocionauta – Escritos Sobre a Mensuração Científica da Face Humana

Chegou o novo livro de Caio Ferreira – Escritos Sobre a Mensuração Científica da Face Humana: Vol. 1 – O Guia do Emocionauta! – repleto de figuras, tabelas, referências e todo apoiado em estudos científicos Leia mais…

error: Content is protected !!