10 Livros Sobre Psicologia Positiva: teoria e prática


O post e hoje nasceu após muitos pedidos que chegaram solicitando recomendação de bibliografia para estudo da psicologia positiva. Dessa forma, estou listando 10 livros, incluindo livros gerais voltados ao público e também livros específicos para profissionais, focados em análise, mensuração e intervenção de fenômenos como: felicidade, forças de caráter, estado de flow, relacionamentos positivos, satisfação de vida, emoções positivas e outros.

O Jeito Harvard de Ser Feliz

Escrito por Shawn Achor, professor do curso mais concorrido de Harvard, esse livro apresenta, com linguagem simples e voltada ao público em geral, um passeio por algumas das principais propostas e descobertas da psicologia positiva. Nessa obra, o autor também envolve teoria e prática, e aborda 7 princípios funcionais e comprovados de sucesso e realização (o benefício da realização; o ponto de apoio e a alavanca; o efeito Tetris; encontre oportunidades da adversidade; o círculo do Zorro; a regra dos 20 segundos; investimento social). Recomendação para aqueles nos primeiros contatos com a PP ou que ainda não tiveram contato com ela.

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor

 

Amor 2.0: a ciência a favor dos relacionamentos

Escrito por uma das maiores autoridades no estudo das emoções positivas, essa publicação de Barbara Fredrickson, voltada ao público em geral, apresenta suas principais pesquisas e descobertas sobre as emoções humanas, como a ressonância de positividade, a teoria de ampliar-e-desenvolver, o viés de negatividade, o efeito de desconstrução dos efeitos da negatividade por meio da eliciação das emoções positivas, entre outras, e caracteriza o amor como uma necessidade biológica do corpo, comparando-a à necessidade de água e oxigênio em nossas vidas.

Amor 2.0 – Barbara Fredrickson

 

Florescer: uma nova compreensão da felicidade e do bem-estar

Escrito pelo pai da Psicologia Positiva, Martin Seligman, esse livro atualiza a sustentação teórica e analítica para estudo e intervenção do bem-estar subjetivo. Revisa o conceito de felicidade autêntica e apresenta o conceito de florescimento (que envolve: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado da vida e realizações). O livro também traz uma série de exemplos das aplicações de estratégias da Psicologia Positiva em diferentes contextos.

Florescer – Martin Seligman

 

Psicologia Positiva Aplicada à Psicologia Clínica: conheça como utilizar os temas da psicologia positiva em processos terapêuticos

Essa publicação reúne algumas das maiores autoridades nacionais que trabalham com a psicologia positiva e é voltada à psicólogas(os). O livro explica o que é essa área do conhecimento e aborda elementos como: a construção do vínculo terapêutico; o uso das forças de caráter para aumento da autoestima; a gratidão como favorecedora do bem-estar; o mindfulness no atendimento de crianças ansiosas; o exercício das 3 bênçãos no tratamento do TAG; as forças de caráter no tratamento à depressão; e mecanismos de defesa saudáveis.

Psicologia Positiva Aplicada à Psicologia Clínica – Ana Clara Gonçalvez Bittencourt, Andréa Perez & Renata Livramento (orgs.)

 

Intervenções em Psicologia Positiva aplicadas à Saúde

Também reunindo grandes nomes da PP no Brasil, esse livro é voltado à profissionais da saúde em geral e também, por nós recomendado, para profissionais da psicologia e psicoterapias. Revisa as intervenções científicas em PP e aborda alguns tópicos como: autorregulação emocional; intervenções em gratidão; intervenções em gentileza; prevenção de violência por meio de intervenções positivas; psicologia positiva e envelhecimento; e intervenções em psicologia hospitalar. 

Intervenções em Psicologia Positiva Aplicadas à Saúde – Claudio S. Hutz & Caroline T. Reppold (orgs.)

 

Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas

Excelente livro para utilização em pesquisa, uma vez que é recheado de referências científicas. Voltado à profissionais, dialoga diretamente com prática, por meio de inventários e escalas e aborda tópicos como: olhar positivo sobre a psicologia; estados e processos emocionais positivos; estados e processos cognitivos positivos; comportamento pró-social; ambientes positivos; compreendendo e mudando o comportamento humano. 

Psicologia Positiva – C. R. Snyder & Shane J. Lopez

 

Psicologia Positiva e Flow: estado de fluxo, motivação e alto desempenho

Reunindo teoria e exercícios, esse livro revisa o nascimento da psicologia positiva e da descoberta do estado de flow. Apresenta, então, aplicações voltadas à área educacional, organizacional, ao coaching e informa sobre processos de mensuração e sobre as consequências do estado de flow.

Psicologia Positiva e Flow – Helder Kamei

 

Avaliação em Psicologia Positiva

Publicação que se debruça sobre a análise do bem-estar subjetivo. Revisa os primeiros estudos nacionais e apresenta ferramentas desenvolvidas e validadas no Laboratório de Mensuração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para avaliação da: felicidade subjetiva; satisfação de vida; afetos positivos; autoestima; otimismo e esperança.

Avaliação em Psicologia Positiva – Claudio Simon Hutz (org.)

 

Os Mitos da Felicidade: o que deveria fazer você feliz, mas não faz; o que não deveria fazer você feliz, mas faz

Voltado ao público em geral, a pesquisadora russa discorre sobre recentes estudos da psicologia positiva para compreender e elevar a felicidade com base em ciência. Aborda os mitos associados à felicidade, traz implicações sobre a mobilização do nosso bem-estar temporário ou duradouro e sugere exercícios.

Os Mitos da Felicidade – Sonja Lyubomirsky

 

Psicoterapia Positiva: manual do terapeuta

Voltado à profissionais, esse livro apresenta a fundamentação, a estrutura e a prática da Psicoterapia Positiva (PPT). De uma forma geral, a PPT é um processo fortalecedor do homem e estruturado em 15 sessões que são agrupadas em 3 fases de intervenção, envolvendo: forças de caráter; sabedoria prática; memórias abertas e fechadas; perdão; gratidão; esperança e otimismo; crescimento pós-traumático; relações positivas; sentido e propósito, por exemplo.

Psicoterapia Positiva – Tayyab Rashid & Martin Seligman

 

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal

por Caio Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *