O CICEM está realizando um estudo pioneiro!!!


O Estudo Paradigmático de Duchenne

O experimento de Duchenne é, de forma inquestionável, uma enorme contribuição sobre a investigação do comportamento facial, da expressão facial das emoções e nunca foi feito um estudo científico mapeando suas fotografias com o método de mensuração científica da face humana FACS (Facial Action Coding System). Bem, não foi feito até agora, pois o CICEM está justamente realizando esta missão.

Duchenne FaceReader 7.0 - Análise da Expressão Facial CICEM

Sobre este estudo, Caio Ferreira disse: “Esta ideia de estudo começou quando estive trabalhando no F-MGB Lab. Foi a primeira vez que tive acesso, enquanto investigador, ao Face Reader e codifiquei algumas imagens na época, mas agora o estudo está sendo ampliado, foram codificadas novas imagens e vamos comparar a codificação manual feita por um grupo de especialista com a codificação automática obtida por meio da utilização do software. É interessante também porque Duchenne buscou isolar músculos isolados e combinados, de forma específica, na face humana, e o FaceReader 7.0 tem o módulo de Unidades de Ação (AUs), que são parte do FACS e fazem referência à atividade de um ou um conjunto de músculos faciais específicos, então, utiliza-se um estudo de excelência e paradigmático da expressão facial, datado de 1862, e o soma à tecnologia de ponta do século XXI, com o FaceReader 7.0, da Noldus Information Technology, para uma codificação automática que pioneira que Duchenne jamais sonhou que seria possível.

Estou muito feliz com a chave de experimentação que me foi concedida pela Noldus Information Technology – responsável pelo desenvolvimento do programa – e faço questão de agradecer publicamente por esta oportunidade, que resultará também em outros projetos de pesquisa sobre o reconhecimento automático por meio da informática. Outro ponto importante de apontar neste vídeo, é que ele também consegue apresentar alguns dos recursos contidos no FaceReader 7.0, como Framing, Mesh, Texture Model, Global Gaze Direction, Facial States e Action Units. Está sendo produzido um paper sobre este estudo”.

O CICEM agradece à colaboradora Carol Maziero pela seleção das imagens e contribuição neste projeto pioneiro. Emocionalmente obrigado, Carol.

FaceReader 7.0

O FaceReader 7.0 é um software desenvolvido pela Noldus Information Technology.
Mais informações: http://www.noldus.com/human-behavior-re…/products/facereader

Referências

Software: FaceReader 7.0 – Noldus Information Technology

Imagens originais: Duchenne, G.-B. (1862). Mécanisme de la physionomie humaine, ou analyse électro-physiologique de ses différents modes de l’expression. Paris: Archives générales de médecine.

Vídeo final: Ferreira, C. & Maziero, C. B. (2017). CICEM Duchenne DataBase (CICEMDDB). São Paulo: CICEM.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *