A Expressão Facial da Emoção de Camila (Carolina Dieckmann) – Análise com FaceReader 7.0


Uma Cena Épica

Camila foi uma personagem vivida pela atriz Carolina Dieckmann durante a telenovela Laços de Família (Rede Globo 2000-2001) e é responsável por uma das cenas mais memoráveis e emocionais já realizadas na teledramaturgia brasileira. Devido a um procedimento para tratar leucemia, Camila precisou raspar cabelos, pois estes cairiam com a sequencia do tratamento.

Análise da Expressão Facial da Emoção com Facial Action Coding System e FaceReader 7.0

O seguinte vídeo apresenta uma codificação pioneira feita com FaceReader 7.0 (6520 frames analisados) sobre a cena original da novela e é a primeira vez que a cena é analisada do ponto de vista científico da expressão facial da emoção.

Análise da Expressão Facial da Emoção - Facial Action Coding System FACSA análise foi feita no CICEM e Caio Ferreira, Diretor, nos disse que: “É um exemplo de atuação emocional. A cena não é apenas forte do ponto de vista técnico e de seu conteúdo. A performance da atriz mostra e bem a construção da emoção e sua relação com a expressão facial. A emoção é um fenômeno intenso e pulsional e, por meio deste vídeo, que considero muito rico para a análise científica, podemos encontrar momentos não só de tristeza, mas também de face controlada, de raiva e de choro que, no caso, marca o ápice da emoção”.

Todavia, é importante salientar que o software trabalha com 20 das 44 AUs do Facial Action Coding System (FACS) e esses detalhes são esclarecidos em curso, juntamente com a codificação manual em grupo e comparação juntamente ao segmentos já codificados de forma automática pela máquina.

O FaceReader 7.0 é um software desenvolvido pela Noldus Information Technology.
Mais informações: http://www.noldus.com/human-behavior-research/products/facereader

Referências

Software: FaceReader 7.0 – Noldus Information Technology

Vídeo original: Rede Globo / YouTube

Vídeo final: Ferreira, C. (2017). Base de Dados FaceReader 7.0 (BDFR7). São Paulo: CICEM.

Para saber mais

 

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *