Ao longo dos cursos ensinando os alunos a analisarem e interpretarem os comportamentos faciais, fui observando e buscando reagir frente as dificuldades e facilidades mais recorrentes. No último curso que ministrei, lembrei de uma tabela que havia imaginado e que poderia auxiliar nos estudos daqueles que estão iniciando.
Acontece que durante os exercícios de reconhecimento da expressão facial da emoção, por vezes, alguns alunos observavam, de forma correta, o movimento que a face realizava, mas erravam na interpretação, isto é, observavam sinais de tensão, falavam dos movimentos da sobrancelha, pálpebras, boca e queixo, mas tinham dificuldades em acertar, com segurança, o que aquela face estava expressando. Dessa forma, sugeri que revisassem o conteúdo dos slides e criassem um tipo de tabela “colinha” que reunisse as possíveis correspondências para os movimentos que envolvem o elevar ou abaixar das sobrancelhas, levantar ou relaxar do queixo, por exemplo.
Bom, agora os alunos não precisam mais fazer a tabela por conta. Segue, abaixo, essa ideia produzida pelo CICEM e disponibilizada para a comunidade. Vale lembrar que não é sempre que uma sobrancelha se abaixa, que alguém está sentindo raiva ou aversão. A tabela é referente à funções expressivas da emoção. Um abaixar de sobrancelhas, por exemplo, pode acontecer durante a fala enfática de alguém (função interacional), bem como durante o seu processo de dúvida (função cognitiva).
As informações apresentadas nessa tabela reúnem dados encontrados no Facial Action Coding System (FACS), de Ekman, Friesen & Hager (2002).
Essa tabela foi enviada antes do grupo de Telegram do CICEM. Entre também e receba nossos conteúdos exclusivos por lá: https://t.me/emocionautas
Quer saber mais? Inscreva-se para o nosso curso totalmente EAD e em constante atualização: http://cicem.com.br/curso-online-fundamentos-da-expressao-facial-da-emocao/
Curtiu? Comente ou compartilhe 😉
Bons estudos!
Por um mundo mais emocional!