Tabela “Colinha das Expressões Emocionais”


Ao longo dos cursos ensinando os alunos a analisarem e interpretarem os comportamentos faciais, fui observando e buscando reagir frente as dificuldades e facilidades mais recorrentes. No último curso que ministrei, lembrei de uma tabela que havia imaginado e que poderia auxiliar nos estudos daqueles que estão iniciando.

Acontece que durante os exercícios de reconhecimento da expressão facial da emoção, por vezes, alguns alunos observavam, de forma correta, o movimento que a face realizava, mas erravam na interpretação, isto é, observavam sinais de tensão, falavam dos movimentos da sobrancelha, pálpebras, boca e queixo, mas tinham dificuldades em acertar, com segurança, o que aquela face estava expressando. Dessa forma, sugeri que revisassem o conteúdo dos slides e criassem um tipo de tabela “colinha” que reunisse as possíveis correspondências para os movimentos que envolvem o elevar ou abaixar das sobrancelhas, levantar ou relaxar do queixo, por exemplo.

Bom, agora os alunos não precisam mais fazer a tabela por conta. Segue, abaixo, essa ideia produzida pelo CICEM e disponibilizada para a comunidade. Vale lembrar que não é sempre que uma sobrancelha se abaixa, que alguém está sentindo raiva ou aversão. A tabela é referente à funções expressivas da emoção. Um abaixar de sobrancelhas, por exemplo, pode acontecer durante a fala enfática de alguém (função interacional), bem como durante o seu processo de dúvida (função cognitiva).

Expressão facial da emoção emoções básicas face humana alteração aparência

As informações apresentadas nessa tabela reúnem dados encontrados no Facial Action Coding System (FACS), de Ekman, Friesen & Hager (2002).

Essa tabela foi enviada antes do grupo de Telegram do CICEM. Entre também e receba nossos conteúdos exclusivos por lá: https://t.me/emocionautas

Quer saber mais? Inscreva-se para o nosso curso totalmente EAD e em constante atualização: http://cicem.com.br/curso-online-fundamentos-da-expressao-facial-da-emocao/

curso lie to me paul ekman facial action coding system

Curtiu? Comente ou compartilhe 😉

Bons estudos!

Caio Ferreira

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *