Mindhunter: a nova série da Netflix


Mindhunter é o título de uma produção original Netflix, que estreou em 13/10/2017, e apresenta, no formato de seriado (1ª temporada – 10 episódios), a rotina de uma parte da equipe da Unidade da Ciência do Comportamento do FBI (Behavioral Science Unit -BSU).

Mindhunter: Produção e ambientação X Realidade e ficção

Ed kemper - mindhunter

(Real Ed Kemper no dia de sua prisão.)

Ambientada no ano de 1977, a série é produzida e dirigida por David Fincher (das renomadas produções: 1999 – Clube da Luta; 2007 – Zodíaco; 2008 – O Curioso Caso de Benjamin Button; 2010 – A Rede Social; 2013 – House of Cards) e tem os protagonistas Holden Ford e Bill Tench, inspirados na carreira de 2 reais agentes do FBI, John E. Douglas e Robert K. Ressler, respectivamente; e Dra. Wendy Carr, inspirada na Dr. Ann Wolbert Burgess.

A trama aborda casos e desenrolares, com base em fatos reais, no que diz respeito à compreensão e atuação frente a serial killers e psicopatas nos Estados Unidos da América, por exemplo e sem revelar demais spoilers, no 2º episódio, temos o foco em entrevistas realizadas com Ed Kemper (Edmund Kemper), serial killer necrófilo acusado de 10 assassinatos realizados entre 1964 e 1973 com vítimas do sexo feminino.

Ao longo dos episódios são abordados demais casos reais, é apresentada a necessidade, o desafio e a mudança dos paradigmas dentro do FBI, onde há destaque para o desenvolvimento dos conceitos de assassino serial (ou serial killer) e perfil criminal (ou criminal profiling /offender profiling) por parte dos protagonistas.

Em resumo, o FBI estava acostumado a investigar homicídios onde era comum haver alguma relação entre a vítima e o agressor, como, por exemplo, mesma vizinhança, trabalho, família, e os motivos eram claros, como, por exemplo, o operário que matou o chefe quando este tentou fugir com todo o dinheiro da fábrica; o marido conservador que matou a esposa com o amante…

Então uma nova série de assassinatos, que não respeitavam essas teorias e práticas, começou a emergir. É aí que a série se localiza, apresentando o conhecimento técnico obsoleto do FBI e explorando algumas dificuldades encontradas pelos protagonistas na busca, aplicação e divulgação dos novos recursos e teorias.

John E. Douglas (1945 – )

É interpretado pelo ator Jonathan Groff, que representa o special agent e um dos primeiros criminal profilers da história que é também autor de vários livros sobre psicologia criminal.

Vale dizer que o método de traçar o perfil criminal visa a maior compreensão das características dinâmicas e/ou sociopsicológicas relacionadas ao autor dos crimes e envolve competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano que buscam não só compreender o funcionamento antissocial ocorrido, mas também, com base em previsão e antecipação de comportamento, evitar novas ocorrências.

Seu trabalho também inspirou os personagens Jack Crawford (das produções Hannibal) e Jason Gideon e David Rossi (do seriado Criminal Minds).

mindhunter

(Groff interpretando o agente Holden Ford, inspirado em John Douglas. Imagem: Netflix.)

Robert K. Ressler (1937 – 2013)

É interpretado pelo ator Holt McCallany que representa o special agent criador do Vi-CAP (Violent Criminal Apprehension Program), também autor de livros sobre perfis criminais e criminologia, e pai do termo “serial killer” –  que diz respeito à uma categoria de assassinato.

Trabalhou em casos de grandes assassinos seriais, como Ed Kemper, Jeffrey Dahmer, Ted Bundy e Richard Chase.

Dra. Ann W. Burgess (???? – )

É interpretada pela atriz Anna Torv que representa a mundialmente renomada e pioneira em enfermagem forense (forensic nursing) Dra. Burgess. Sua pesquisa trouxe contribuições sobre os fenômenos relacionados aos conflitos sexuais e motivações criminosas, à experiência traumática, seu impacto e reações, bem como sobre a compreensão da relação entre abusos sexuais na infância e a propensão de uma pessoa cometer este tipo de violência, após ter sido submetida à ela.

(McCallany e Torv interpretando o agente Ressler e a Dra. Burgess. Imagem: Netflix.)

mindhunter - reais

(Os reais John Douglas, Robert Ressler e Dra. Burgess, respectivamente.)

Mindhunter foi renovada para 2º temporada.

Para saber mais

 

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *