Expressões Faciais em 3D


O CICEM – Centro de Investigação do Comportamento das Emoções está com novo recurso para representação, investigação e didática sobre a expressão facial, a expressão facial da emoção e a comunicação não-verbal em seres humanos.

Trata-se de uma nova ferramenta para controle deliberado e voluntário das ações faciais, que utiliza modelos faciais virtuais em 3D e está a disposição em nosso centro de investigação. Por meio dela, além dos potenciais para pesquisa e ensino, para já, será criada uma base de dados com expressões faciais e expressões faciais da emoção em 3D.

Por que o 3D

O recurso de ponta da tecnologia 3D, quando levada à laboratório, permite o estudo minucioso dos movimentos faciais e abre diversas possibilidades de atuação. Vale dizer também que os os reguladores da expressão facial deste recurso foram baseados no Facial Action Coding System (FACS), um método científico de mensuração das ações faciais em seres humanos, publicado por Paul Ekman e Wallace Friesen, em 1978 (e revisado em 2002, com a participação também de Joseph Hager).

Referência: Ferreira, C. (2017). Expressões Faciais: 3D (EF-3D). São Paulo: CICEM.

Foi revelado que será organizado um curso de Formação em Facial Action Coding System (FACS), onde serão comparadas as AUs, ADs e Ms do FACS, em modelos humanos (homens e mulheres) e modelos digitais em 3D (realistas e não realistas), além da comparação com o material originalmente revisado por Ekman, Friesen e Hager (2002).

O CICEM conta com material, didática e tecnologia próprias, fruto da investigação científica e estes recursos serão disponibilizados aos participantes do curso. Mais informações serão divulgadas em breve.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *