expressão facial da emoção - linguagem corporal - comunicação não-verbalO novo canal de YouTube para conteúdo em vídeo do Centro de Investigação do Comportamento das Emoções está lançado, juntamente com a série CICEM PLAY e CICEM PLAY LIVROS, apresentando mini-documentários e explanações sobre temas relacionados ao comportamento emocional.

Acesse já o canal: https://www.youtube.com/channel/UCkja7Beqhb6oHpzH4ALTCFw

Conheça um pouco com os primeiros vídeo publicados.

CICEM PLAY

#01 – O que é FACS?

O 1º vídeo explica o que é Facial Action Coding System (FACS) – um método científico de mensuração das ações faciais (apresentado originalmente por Paul Ekman e Wallace Friesen) e uma ferramenta fundamental para quem quer aprender adequadamente sobre linguagem corporal, emoções humanas e comunicação não-verbal.

#02 – Lie To Me é Verdade?

Conhece o seriado Lie To Me? Tem verdade ou é tudo ficção? É possível ser um detector de mentiras? Confira essa e outras respostas com nosso novo vídeo.

#03 – O Estudo de Duchenne Sobre as Expressões Faciais

Conheça o pioneiro e paradigmático estudo do Dr. Duchenne e suas descobertas sobre o comportamento facial, a expressão facial da emoção, o sorriso verdadeiro e o sorriso falso.

#04 – O Que São Regras de Exibição (Display Rules)?

Conheça o conceito de regras de exibição (ou display rules) associadas aos costumes socioculturais de moderação da expressão facial da emoção. Inscreva-se no canal e, se quiser mais vídeos como esse, deixe o seu like, comente ou compartilhe.

#5 – O Que é Duping Delight (O Prazer do Mentiroso)

Saiba o que é duping delight – uma emoção positiva particular – e qual sua relação com a expressão emocional da mentira.

CICEM PLAY LIVROS

#1- A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais (Charles Darwin)

Primeiro episódio da nova série que traz recomendações de leitura para quem quer aprender sobre comportamento emocional, linguagem corporal e comunicação não-verbal. Neste vídeo, recomendamos o livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais (The expression of emotions in man and animals), de 1872, publicado por Charles Darwin e uma das principais referências científicas, até os dias de hoje, sobre a universalidade da expressão facial das emoções.

#2 – A Linguagem das Emoções (Paul Ekman)

Segundo episódio da nova série que traz recomendações de leitura para quem quer aprender sobre comportamento emocional, linguagem corporal e comunicação não-verbal. No vídeo de hoje, recomendamos o livro A Linguagem das Emoções (Emotions Revealed), de 2003/2011, escrito por Paul Ekman, que é uma das principais referências científicas e atualizadas sobre a psicologia das emoções a nível da comunicação não-verbal.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comunicação Não-Verbal

Base de Dados Pioneira do CICEM é Apresentada na UFSCar

Entre 15/07 e 20/07 aconteceu a IV Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLiCS) no campus de São Carlos da UFSCar. No último dia, sábado (20), pudemos apresentar à comunidade e aos Leia mais…

Cérebro

Humor vs Emoção: Diferenças e Traços

Cinco fatores que descrevem a diferença entre humor e emoção Em um trecho extraído de “The Nature Of Emotion”, o Dr. Ekman apresenta cinco fatores para determinar o humor versus emoção. Variações na duração, provocação, Leia mais…

#CICEMTraduzPraVoce

Microexpressões diferenciam as verdades das mentiras sobre as futuras intenções maliciosas

Finalmente! A primeira evidência científica de que micro expressões são a chave para a detecção de dissimulação! Embora vem acontecendo um consenso geral de que as micro expressões desempenham um papel significativo na detecção de Leia mais…

error: Content is protected !!