Conhece Lie To Me?


Lie To Me: Um Seriado Científico

O Lie To Me é um seriado que foi exibido pelo canal de televisão FOX entre 2009 e 2011. Ele apresenta a rotina de um especialista em comunicação não-verbal, que auxilia na investigação e na solução de crimes ou outros tipos de conflitos, enquanto consultor que, muitas vezes, apenas olhando para uma pessoa, consegue deduzir ou interpretar fenômenos e estados internos que passam despercebidos pela maior parte da população.

Lie to Me

(Imagem: Fox)

Considerações científicas

Apesar de ser um seriado ficcional e utilizar de vários elementos da ficção, ele tem sólidas bases científicas, naquilo que diz respeito às expressões faciais, emoções básicas e microexpressões, por exemplo.

Isso, pois, foi inspirado no trabalho de Paul Ekman – que é um psicólogo que rodou o mundo estudando a expressão facial das emoções e desenvolveu um método de codificação e mensuração das ações faciais – o Facial Action Coding System (ou FACS). Vale dizer que o próprio Paul Ekman foi consultor da série, durante sua produção.

Portanto, quando o protagonista Carl Lightman (Tim Roth) analisa uma face, percebe as microexpressões, ou as incongruências emocionais (também chamadas de mentiras), ele está fazendo uma referência direta à aplicação do FACS.

Em resumo, o seriado é ficcional mas apresenta uma base científica constante em seu pano de fundo, porém, não transforma ninguém em um detector de mentiras, por exemplo e não dispensa estudos teóricos e práticos – que são fundamentais para se aprender cientificamente e de forma adequada a analisar as condutas não verbais das pessoas, além de, por diversas vezes, apresentar procedimentos que não são validados cientificamente, juntamente com aqueles que são.

Para saber mais

 

Por um mundo mais emocional!

  comunicação não-verbal linguagem corporal  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *