Está lançada a Boomerang FACS Code Database


O Centro de Investigação do Comportamento das Emoções – CICEM está lançando ao público a plataforma Boomerang FACS Code Database, uma base de dados inovadora que utilizou a tecnologia do Boomerang para criar segmentos de vídeos com loopings infinitos abordando os elementos do código Facial Action Coding System (FACS), um método científico de mensuração das ações faciais em seres humanos.

Foi feito um estudo científico de validação da base de dados, que pode ser acessado por meio deste link: http://cicem.com.br/pesquisa/boomerang-facs-code-database-estudo-de-validacao-da-base-de-dados/

Uma base de dados do Facial Action Coding System (FACS) inovadora

A base de dados apresenta, por meio de vídeos que mostram a face neutra e a contração muscular específica do modelo humano, a representação de ações faciais isoladas e combinadas. Todas as ações estão codificadas pelo FACS, e são acompanhadas por breves descrições que apontam seus músculos faciais correspondentes e apresentam mais alguma informação relacionada ao movimento.

Os vídeos desta base de dados – diferentes dos da base de dados O Código FACS, que foram registrados em Full HD – foram gravados com a câmera frontal de um smartphone Asus Zenfone2 que utilizou o aplicativo Boomerang.

Resultados: Boomerang FACS Code Database (BFACS)

São 93 segmentos de vídeo e 33 segmentos de imagens que exemplificam, de forma isolada e combinada, em face humana, as Action Units (AUs), Action Descriptors (ADs) e Moviments (Ms). O material já está saindo, quase que em sua totalidade e acompanhado de breves descrições explicativas, pelo nosso Instagram: www.instagram.com/cicem_oficial/, Facebook: https://www.facebook.com/comportamentodasemocoes e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCkja7Beqhb6oHpzH4ALTCFw.

A Boomerang FACS Code Database é uma criação de Caio Ferreira e mais um presente do CICEM à comunidade.

Boomerang Facial Action Coding System FACS Code base de dados expressão facial

Referência: Ferreira, C. (2017). Boomerang FACS Code Database (BFACS). São Paulo: CICEM.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *