Em 2003 o psicólogo e pesquisador Paul Ekman, que é considerado um dos 100 mais influentes psicólogos do séc. XX e quem dedicou uma vida estudando as emoções e o comportamento não-verbal, publicou uma lista com 16 emoções agradáveis (ou prazerosas) experienciadas por seres humanos, que se diferem da emoção básica positiva universal alegria (joy).

A lista foi apresentada no livro Emotions Revealed (traduzido no Brasil como A Linguagem das Emoções) e no texto Sixteen Enjoyable Emotions, que foi publicado pela Emotion Researcher. Desde então, a lista nunca havia sido traduzida para língua portuguesa e nunca foi divulgada no Brasil até agora.

Sendo assim, este texto vem apresentar não só os nomes originais e traduzidos das emoções citadas por Ekman, mas também relatar algumas de suas principais características associadas, por meio de uma tabela didática.

A seguinte tabela é uma criação de Caio Ferreira – psicólogo especialista em Facial Action Coding System (FACS) – com base em tradução livre dos nomes originais apresentados por Ekman, adaptação para o português do Brasil e apontamento da relação com as principais características correspondentes aos estados emocionais.

Paul ekman 16 enjoyable emotions - emoções agradáveis

Neste artigo, Ekman também diz estar convencido de que a face e as expressões faciais não dispõem de sinais distintos para essas 16 emoções agradáveis e propõe que a voz possua tais sinais.

Referências

Ekman, P. (2003). Emotions revealed: recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life. New York, NY: Times Books.

Ekman, P. (2003). Sixteen enjoyable emotions. Emotion Researcher, 18, 6-7.

Para saber mais

Por um mundo mais emocional!

comunicação não-verbal linguagem corporal

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comunicação Não-Verbal

Base de Dados Pioneira do CICEM é Apresentada na UFSCar

Entre 15/07 e 20/07 aconteceu a IV Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLiCS) no campus de São Carlos da UFSCar. No último dia, sábado (20), pudemos apresentar à comunidade e aos Leia mais…

Comunicação Não-Verbal

Como conhecer os músculos da face humana pode ajudar no estudo do FACS?

Por que a anatomia da face é importante para o estudo do comportamento não-verbal?? Durante os cursos do CICEM, sempre explicamos e demonstramos quais músculos são responsáveis por quais AUs; ainda assim, muitos ficam com Leia mais…

Facial Action Coding System (FACS)

Chegou o Livro – O Guia do Emocionauta – Escritos Sobre a Mensuração Científica da Face Humana

Chegou o novo livro de Caio Ferreira – Escritos Sobre a Mensuração Científica da Face Humana: Vol. 1 – O Guia do Emocionauta! – repleto de figuras, tabelas, referências e todo apoiado em estudos científicos Leia mais…

error: Content is protected !!